quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Comunicação

Comunicação

Noção de comunicação – Na minha opinião comunicação tem vários aspectos, que podem ser considerados muito amplos e bastos.
Para mim comunicar, significa ter por exemplo, uma conversa com “pés e cabeça”, com fundamento, onde se ensine e se aprenda. Ou outro exemplo, querer transmitir algo, alguma ideia, a mais básica que possa ser, como, “hoje vou chegar tarde a aula, avisa a stora”.
Ou até, desabafar sobre algo com alguém, ter uma conversa, afinal, é impossível levar uma vida sem comunicar, a comunicação pode ser feita através de vários aspectos, como a mais usual, via oral, por mensagens, com um simples telefonema, via internet, enfim, entre muitos outros meios que não me ocorrem agora.
Nem sempre falar significa comunicar – nem sempre falar significa comunicar, por exemplo, quando alguém quer transmitir uma ideia, e o ‘receptor’ não consegue entender o que se quer transmitir, a mensagem não é transmissível, logo a comunicação na situação passa a ser nula.
“É a falar que a gente se entende” - Costuma-se dizer que a falar é que a gente se entende, mas não é bem assim. Não que eu ache que a afirmação seja essencialmente falsa, mas julgo que precisa de alguma afinação para se tornar mais verdadeira. Parece-me muito mais justo que se afirme: em geral, é só a falar que temos possibilidades de nos entender, mas nem sempre conseguimos entender-nos falando.

1 comentário: